Crônica de Ex-Aluno Marista Recife fica em segundo lugar em concurso literário nacional

A crônica "Os Sabores do Abacate", do pernambucano Najin Marcelino Lima, ficou em segundo lugar no Prêmio Prata da Casa 2024, promovido pela Editora Casa Brasileira de Livros, da cidade de Rio Pardo, no Rio Grande do Sul.

Sobre a Crônica 

A crônica premiada, que também dá título ao livro, é quase que uma metacrônica que trata inicialmente da construção desse gênero, mas cujo objetivo último é o de deixar um gosto de esperança nos leitores.

No livro "Os Sabores do Abacate", Najin reúne uma coletânea de crônicas escritas ao longo dos últimos 10 anos. 

Nele, os temas tratados vão desde a descoberta de uma criança sobre o que é um aniversário de adulto (Eu quero bolo), passando por situações tragicômicas (O dia em que Ganesha tirou onda com a minha cara), ou até reflexões sobre questões sociais (Encruzilhada). 

Servindo ao próprio propósito das crônicas, os textos tentam capturar em não muitas linhas momentos furtivos ou fatos grandiosos que impactaram o autor de alguma forma. 

Sobre o Prêmio

O Prêmio Prata da Casa é um concurso literário nacional para crônicas, poemas e contos avulsos realizado pela  Casa Brasileira de Livros,  que busca estimular a produção literária e agitar a cena literária brasileira.

Sobre o Autor

Ex-aluno do saudoso Colégio Marista do Recife, da Conde da Boa Vista, Najin Marcelino Lima é graduado em Letras (Português/Inglês), Mestre e Doutor em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

Começou suas atividades acadêmicas como aluno de iniciação científica em 1998 e obteve premiação no CONIC de 1999 com o segundo melhor trabalho apresentado na área de Linguística, Letras e Artes.

Tem mais de 25 anos de experiência no ensino de inglês como língua estrangeira e para fins específicos, tendo lecionado em institutos de línguas e ensino superior.

Realiza pesquisas e é palestrante na área da Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa, com ênfase em formação docente.

Em 2013, foi agraciado com o In-Service Certificate in English Language Teaching (ICELT) com mérito.

Por 10 anos, atuou como consultor acadêmico na Pearson Education do Brasil onde desempenhou atividades variadas, desde a formação de professores a adaptação de materiais didáticos, onde nos últimos três anos na instituição, foi Coordenador Acadêmico nacional ELT.

Atualmente é professor efetivo de Língua Portuguesa e Inglesa no ensino médio e graduação do Instituto Federal Catarinense, Campus Concórdia/SC, onde coordena o Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI).

Por Gabriel Diniz

Postar um comentário

0 Comentários