Morre Abel Vieira Neto, professor da Universidade Federal de Pernambuco

O professor do Departamento de Biofísica e Radiobiologia da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE - Abel Vieira Neto foi encontrado morto dentro do Laboratório de Biofísica da instituição, na noite desta segunda-feira (03).

Informações preliminares dão conta que o docente sofreu um infarto fulminante.

Trajetória

Abel era graduado em Ciências Biomédicas e mestre em Biofísica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), era doutor em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (USP). Exerceu diversos cargos de gestão na UFPE. Foi chefe do seu departamento de 2006 até 2010 e subchefe em 2011 e 2012. Coordenou o Curso de Graduação em Biomedicina em 2012 e a monitoria do departamento de 2005 até 2012. Também esteve à frente da Comissão de Processos Seletivos e Treinamento (Covest) e integrava o Conselho de Representantes da Adufepe.

Sua atuação como professor também perpassou a história do movimento docente da UFPE, como lembra o professor Emerson Azevedo de Araújo. 

“Abel foi cofundador da Adufepe. Exemplo de filiado, um sindicalista ativo nas primeiras lutas, presente nas primeiras grandes greves”, relatou o colega de departamento. 

O professor Audísio Costa, fundador desta entidade, recorda a presença marcante de Abel Vieira na luta sindical.

“Ele foi coordenador da área 3, no momento em que tínhamos aqui grandes discussões na questão da implantação do sistema de áreas. Se comportava sempre de maneira democrática, sabendo ouvir e debater com todas as correntes de pensamento. Abel esteve presente colocando posicionamentos que enalteciam a defesa da universidade pública”.

Em nota publicada, a direção do Centro de Ciências da Saúde (CCS) afirma que Abel Vieira contribuiu com vários cursos do CCS e o define como um “professor e amigo muito querido e amado, que deixará muitas saudades”.

Abel Vieira deixa esposa e quatro filhos. 

Despedida

O velório do Professor Abel acontecerá no Auditório do Centro de Ciências Médicas da UFPE, na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife, das 13h às 16h, desta terça-feira (04).

O enterro será em sua cidade natal, Canguaretama/RN, nesta quarta-feira (5).

Atualizada Às 10h48

Postar um comentário

0 Comentários