Acidente com brinquedo no Parque da Jaqueira deixa criança ferida

Uma menina de 9 anos sofreu fratura em uma vértebra após o cabo de aço de uma tirolesa partir e ela cair no chão, neste domingo (10), no Parque da Jaqueira, no Recife. Segundo a funcionária pública Juliana Henriques, de 40 anos, prima da criança, o acidente aconteceu entre 11h e 11h30. "Ela caiu de vez", declarou.

Por causa do problema, a tirolesa foi interditada e isolada com tela laranja.

Juliana contou que a prima é de Garanhuns, no Agreste, e está na capital para passar as férias. Ela resolveu aproveitar com a menina o domingo no parque, com o marido e o filho, que tem 7 anos. De acordo com a mulher, o espaço de lazer estava cheio por causa do recesso escolar.

A funcionária pública reclamou que ficou com muito medo de que a menina tivesse sofrido uma lesão grave na coluna. Declarou também que não encontrou ninguém no parque que pudesse prestar os primeiros socorros.

"Encontrei dois guardas municipais e eles disseram que não tinha nenhum bombeiro ou alguém de prontidão para fazer o socorro. Por sorte, chegou um rapaz que estava no parque e que disse que era médico ortopedista. Ele deu uma olhada e disse para levar no hospital para fazer raio-X", contou.

A menina foi levada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para um hospital particular, segundo Juliana. Na unidade de saúde, disse a prima, foi feita uma tomografia que identificou a fratura em uma vértebra.

Segundo Juliana, no local, funcionários disseram que não é a primeira vez que isso acontece.

"É um absurdo, porque o parque estava lotado. Não deve ser feita nenhuma manutenção. Também é um absurdo não ter nenhum local que possa prestar um primeiro atendimento. Os escorregadores são altos. Se uma criança cai, não tem ninguém", declarou.

Por meio de nota, a prefeitura do Recife informou que o Samu Metropolitano do Recife foi acionado para uma ocorrência de queda na Zona Norte da capital.

Foram enviadas ao local uma ambulância de suporte avançado (USA) e uma motolância para atender uma criança.

“Um médico que estava no local prestou os primeiros socorros e informou ao profissional que atendeu ao chamado que a vítima estava com dores nos membros inferiores, com movimentos preservados e estável”, disse o comunicado.

Ainda na nota, a Autarquia de Limpeza Manutenção Urbana (Emlurb) disse que “existe uma visitação diária para supervisão dos equipamentos do Parque da Jaqueira”.

A administração municipal acrescentou que, na quinta (7), a tirolesa foi revisada, lubrificada e estava operando normalmente.

“Porém, há relatos e reclamações constantes de adultos se utilizando do brinquedo para crianças, o que pode acontecer o desgaste acentuado do conjunto roldana cabo”, justificou.

Com informações do G1PE

Postar um comentário

0 Comentários