Morre o Padre Reginaldo Veloso, ex-pároco do Morro da Conceição

Faleceu no Recife, aos 85 anos, o padre Reginaldo Veloso, figura reconhecida pela sua luta pelos mais pobres. Recentemente, o religioso foi homenageado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) com o título de cidadão pernambucano.

Natural de São José da Lage, no estado de Alagoas, Reginaldo Veloso foi administrador paroquial no Morro da Conceição, na época em Casa Amarela, nas décadas de 70 e 80. Saiu quando foi expulso das funções sacerdotais por ligações com a Teologia da Libertação.

Em 1973, fez parte da elaboração da carta Eu ouvi os clamores do meu povo, que pedia o fim da opressão aos mais pobres, além de exigir acesso universal à água e habitação. Veloso também fez parte do Movimento dos Trabalhadores Cristãos (MTC), se destacando nos movimentos de oposição à ditadura militar, período no qual foi processado pela Lei de Segurança Nacional.

"Oficialmente não era mais padre, porque casou, mas ele continuava se considerando padre e por muitos assim era considerado. Uma tristeza", lamenta seu colega de militância, o jornalista Marcelo Mário de Melo, à coluna.

De acordo com o amigo, Reginaldo Veloso estava internado há mais de um mês na Unidade de Tratamento Intensivo de um hospital localizado no Recife. Ele deixa a companheira e um filho.

Do JC

Postar um comentário

0 Comentários